terça-feira, abril 19, 2011


Sessão acaro: especial da Páscoa.

21


 Serelepes,


Voltamos à nossa grade de programação normal.

Daí que sentei o rabo aqui no pc  para a pseudo crônica pascal.

Entrei numa espécie de transe lembrando das minhas páscoas em 1880.





[BOLA DE FENO PASSANDO]




Então, Como eu fui criada 98% do tempo com a minha queridah vó, mega católica, lembro dela cozinhando na semana santa ... dizendo  pra não comer carne vermelha nem frango, só comia ovo , salada com atum, peixe a milanesa, peixe frito, peixe ensopado... alimento que eu  evito com todos meus movimentos peristálticos. (salvo exceções)

Lembro também que fazia a maior confusão com a quarta feira de cinzas, qdo ela dizia que crescia um rabo em quem sambasse...associava isso com semana santa, já era muito pirada desde pequena.

E necas de ouvir som alto ou fazer malcriação nessa semana ,pq né Deus castiga e  tal. Quedizê.

No meu bairro (Campo Grande, cidade de Santos) os meninos se juntavam pra coletar roupas velhas,pegar recheio de jornal , montar  um Judas   (se fosse hoje em dia, as crianças fariam um Luan Santana style ou um boy magia qualquer da muoda)

E  eu descia  do condomínio  com a minha amiga Geisa (minha amiga até hoje,te amo Ge! )pra ver a malhação do Judas na minha quadra, e na quadra de trás também.Via a cena passada, eles além de bater no boneco até esfacelar, queimavam e ficavam lá rindo e babando...a rua ficava um FERVO.
Na missa não entendia lhufas quando via imagem de Jesus deitado sangrando achava que Judas tinha cuspido nele, e depois esfaqueado.Me dava vontade de chorar.





Não,Eu não acreditava em coelhinho da páscoa, pois já sabia que ovo era feito nas fabricas e vendido nos 'Pão de Açúcar' da vida.

Mas o povo daqui de casa insistia em fazer pegadas de talco no chão/entocar o ovo pela casa, me fazendo perder tempo em degustar logo a delicinha marrom era tipo uma gincana haha depois meu padrinho de SP vinha e me dava mais um ovo da mão dele mesmo (ele era prático)

Vcs ainda tão ai??? atá

Então.No prezinho a gente era obrigado a levar cascas de ovo pra colar no sulfite,fazer cartaz,pintar o rosto usar orelhinhas de cartolina c/ bolinhas de papel crepom etc

É eu era a garota enxaqueca,PORQUE todo ano era a mesma coisa?? Eu questionava,  mas até hj as crianças passam por isso, vai ver é uma espécie de ritual na pré escola hauaha

Bom, eu hoje em dia virei adulta,me espiritualizei `a quinta potência e tento escrever num blog. Na Páscoa, eu abuso mesmo,como muitaaa Colomba, muitoo chocolate.

Brincadeiras a parte...


...tem o lado de renovação e gratidão por Jesus que adoro, pois há um DEUS PAI vivo e amoroso  olhando pela gentem aqui debaixo!!

Vou encerrar com uma oração para fazer no domingo de manhã, desejando a todas leitoras que aproveitem este momento astral maravilhoso pra dar um RESET na vida. 


Oração de Páscoa


Desejo que neste dia, em que nós comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.





Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.



Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.



Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tú estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz.





Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.



Esquecem de ti e do teu sacrificio...






Quando agridem seu irmão,






Quando ignoram aqueles que passam fome,






Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,





Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,





Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.Jesus...





Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam.





Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.




Obrigado Senhor,






Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.






Por minha vida e por minha alma imortal.






Obrigado Senhor!


Assim seja.




Mais uma vez, desejo uma Páscoa abençoada a todas  que frequentam o Groselha.

Beijocas da Tia!
                                         














21 comentários:

Dany Bello disse...

Flavitchaaa!! Adorei o post!!! Lembrei na hora, que a malhação do judas era um mega evento no meu bairro e meu pai, o mestre da cerimonia. Ele fazia vários bonecos de Judas e alguns com efeitos especiais rs!! Era o maior barato!! teve um ano que meu pai colocou uma bomba dentro do judas e a cabeça saiu voando e outra vez tinha um cigarro na boca. Mas o mais legal foi quando começamos a malhar o boneco e a cabeça se soltou do corpo. O Sheik, o vira-lata comunitário do pedaço saiu arrastando a cabeça e sumiu com ela e a garotada, toda indignada corrento atras dele com pedaços de pau. Me lembro bem, fiquei abraçada com o cachorro e não queria deixar ninguem chegar perto, naquele ano tia Dany quase viu de perto a malhação do Judas huahauah!!!

Beijos!!!

Gabi Soares disse...

Hahaha. Me remeteu à minha infância... que saudades daquele tempo.
Feliz Páscoa!

Beeeijo.

http://gabisoaress.blogspot.com

Unknown disse...

kkkkk Super bacana o post, com o humor de sempre né gata!!! Feliz Páscoa!!

Betty Gaeta disse...

Oi Flávia,
Eu não me lembrava mais da malhação de Judas! Só vc para me ressuscitar estas lembranças. Eu tb não acreditava no Coelhinho da Páscoa e minha mãe, como boa anoréxica, passava a Páscoa falando para eu não comer muito chocolate, pois chocolate engorda!
Bjkas e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Unknown disse...

Amigaaaaaaaaaa. Tu é "gozada". Lembrei muito do coitado do Boneco do Judas.... kkkkkkk Hoje nem temos mais isto, pois as pessoas já vão é se batendo mesmo.... que horror!!!!
Feliz páscoa lindóca e vamos nos encontrar esta semana hein.
Beijos.

Anônimo disse...

Eu adoroooooo ver a malhação do Judas e quando era teen, chamava as amigas pra balada com o intuito de malhar o Judas mais gatokkkkkkkkkkkkk

Minha família é ecumênica, hahahahaha tem de tudo, mais lembro do tio mais moralista e mais galinha da face da terra os obrigando a ir na missa e procissão e eu queimando o cabelo das meninas...


Beijus

Celi disse...

Oie!

Linda mensagem :)

Na minha familia não temos nenhuma tradição nessa época so mesmo o almoço em familia.

Obrigada por lembrar de mim,qdo via o video, fico muito feliz!!

Estava conversando com a Lais de agente tentar fazer um encontro para o ano que vem...seria legal neh?

Tenha uma Páscoa abençoada :)

Beijos

Céli

www.casanovaeagora.wordpress.com
www.frescurisse.blosgpot.com

@celibonete

Flavia disse...

Xará, eu adoro páscoa pq é um feriadão longo e por causa do chocolate hahaha. Só isso.
Bom feriado pra vc. Bjos

Carol...... disse...

Fla na Páscoa aqui em casa sempre foi uma diversão, meus pais escondiam os ovos e a gente ficava mega feliz de procurar e cada um que achava era uma emoção sem tamanho, ai q delicia de tempos q não voltam!!
Apesar deu n ser mt fã de chocolate eu aidna gosto desse espírito de troca de ovos sabe, acho lindo e tbm celebrar Deus nesta data!!

Só nunca malhei o Judas rsrsrsrs, acho isso meio rebelde demais pra minha infância rsrsrs, apesar de saber que se rolasse isso eu seria a primeira a dar a paulada rsrsrs!!
Uma ótima Páscoa a vc!!

Bjss

Lucy Ferreira disse...

kkkkkkkkkkkkkkk!
Seus postssão todos uma graça mana!
Amei... bjs.

Angélica Oliveira disse...

Oieeee
Amei o post, fui transferida pra minha infancia! Meus pais nao eram muito religiosos, maaasss minha tia e a "matriarca" da família é super católica e encucada com essas coisas de nao comer carne, e blá blá bla...rs
Tb lembro da malhaçao do Judas...adoravaaa!!!
E você é de Santos?! Afff....sou do Guarujá! Ou melhor...nasci em Santos, morei pouco tempo lá (Knal 6) e depois mudei pro Guarujá....
Obrigada pelas tuas palavras no meu blog!!!! Adorei!
Boa páscoa pra você, moça!!!
Beijos
www.theangelica.com

Lucy Viana disse...

Flavinha, você é um doce mesmo!
Adoro ler suas postagens!

Bjs
Lucy

Anônimo disse...

Oi, Flá!!!Saudade de tudoo aqui!!Estava viajando!!:)
Sabe q na minha cidade há mto tempo não tem mais a malhação do judas, nem cheguei a ver nenhuma ao vivo..rs
Todo mundo sempre me dava ovo de pascoa sem enrrolação pois mamãe sempre fez questão de me alertar q coelhinho da pascoa e papai noel não existiam!hahha
Mas eu gostava de fazer as colagens e pinturas no prezinho!rs
Boa Pascoa, Flá!
bjoos

Mulheres Super Estilosas disse...

Esse post me fez lembrar da minha infância, ohhh tempo bom...

Adorei o blog e já estou seguindo.

Bjaummm
Cris

http://mulheressuperestilosas.blogspot.com

Carol Barboza disse...

Poxaa tia que post mais bacana, como sempreee né?! tava sumidona, mas voltei agora! (sabe la por quanto tempo neam... mas tudo bem!) haha. vc me perguntou onde eu trabalho... minha mae americana tem uma lanchonete aqui na cidade, e eu trabalho la... junto com um monte de gente da escola, a gente se diverte, mas acabo ficando sem tempo... enfim, bom estar aqui de volta! haha feliz pascoa amoreeee :)
beijao, nao esquece da sua sobrinha!

Pathy Moreira disse...

Oi!!!Feliz páscoa!! Amei o blog e já virei seguidora!! Se tiver um tempinho da uma olhadinha no meu blog tbm?! Vou ficar muito feliz com a sua visita!! bjão

adoravelnecessaire.blogspot.com.br

Amanda Menezes disse...

Querida é minha primeira vez aqui, e eu simplesmente cheguei e fiquei surpreendida com seu layout ! lindão! nem parece que é da blogspot. hahahah .... ai depois quando comecei a ler , essas palavras de mulher inteligente que só outras mulheres inteligentes também conseguem reconhecer.
Voltarei sempre quee puder com o maior prazer.
Sucesso *_*


qbaguncinha.blogspot.com

Unknown disse...

adorei o post , super legal !!!!

Feliz páscoa


beijussss

neninkinha disse...

Lindo post!belas palvras!

como foi d feriadão lindona?


bejauzaum

Elza Carrara disse...

Flavia,
Adoooooro seus posts, super espirituosos :)
Também tive infância parecida e mesmo tendo hoje minha casa, aprendi com minha mãe a não comer carne nesses dias.
Eu também fiquei sem comer chocolate esse ano, mas é por uma boa/ótima causa: amamentação!
Por aqui ninguém mais malha o judas, mas eu ficava vendo escondidinha do muro da minha casa. Eu nem entendia o porquê, mas sabia que Judas era "do mal", ahahaha
bjs.

Sah disse...

Um pouco (para não dizer bastante) atrasada: Feliz Páscoa titiaaaaaa!

Comeu muito chocolate?

hahahahhaha

bjokas

http://thingsland.blogspot.com